segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Presente...


Tirei a tarde para ficar com meu filho e minha querida e linda “filha do Coração”. Como amanha é o dia das Crianças comprei um presentinho para ela, um Patins. Não imaginava que seria tamanha a sua alegria em receber tal presente. Não imaginava o quanto recebi alegria em meu coração no momento em que presenciei isso. Não importando se era o tamanho certo ou os tombos que levaria vi muitos sorrisos em meu rosto.
Passou tudo muito rápido, logo já era noite quando voltamos para casa. Todos curtiram o pequeno passeio que fizemos. A criançada estava em peso onde fomos e uma coisa que me chamou a atenção em um dos momentos que estava esperando foi ver a quantidade que tinha de babas. Presenciei uma baba muito estressada com uma criança, estava ela com outra e as duas iniciaram juntas um complô contra a tal baba. Tinham na faixa de três anos, era um casal, eles deram as mãos e literalmente atacaram a baba em pleno Shopping. Os filhos esquecidos de uma classe média alta que os pais esquecem com as babas os sete dias da semana. Talvez preocupados demais com suas vidas ou os negócio da família.
A loja de brinquedos tão lotados que quase não dava para andar, muitas crianças exigindo o que queriam ganhar no dia delas. Choros e gritos para possuir o que viesse nas cabeças dos pequeninos. Nosso passeio foi calmo e meu filho pediu um simples cavalinho. Sendo assim venho me tranqüilizar que nem toda água tem tormenta e nem toda tormenta é tormenta mesmo. Pensei bem o que estava acontecendo em minha vida e no meu relacionamento com meu filho. Os momentos que passei a ter com ele quando deixei de me cobrar, valeu a pena porque vi muita felicidade no rostinho desta linda criança.  

Quero postar aqui também o maravilhoso comentário que foi na verdade um ótimo conselho a mim dado por um anônimo. Foram de grande valia as palavras aqui escritas. Obrigada.


Mãe a missão mais árdua e prazerosa, mais do que ensinar é aprender, a frustração de não ter sido melhor vai-nos perseguir sempre.Você não tem todas as respostas, não é perfeita, ninguém é, vai cometer muitos erros pelo caminho, ter consciência disso já é um começo, mas não passe insegurança e falta de controle pra ele. Respire fundo e conte até três, com calma comece com empatia, conversando e mostrando que entende o lado dele, no caso de não querer tomar remédio pelo gosto ruim, diga a importância de fazer isso e as conseqüências se não o fizer. Esteja do lado dele, o que pra você pode ser uma besteirinha pra ele é uma experiência "amarga", nunca menospreze seus sentimentos. Mas se ele se recusar depois de ter feito a sua parte, prenda o nariz dele e goela abaixo...kkkk... Abrace-o forte e diga que você o ama, afinal com saúde não se brinca. Use a criatividade pra despertar o prazer em comer, fazendo comidinhas coloridas, bichinhos...e, se ele recusar deixe até ficar com fome, não insista que só piora. Estabelecer uma hora de dormir, criança precisa ter rotina um livro de historinha é sempre bom. Respeite o desenvolvimento dele, cada ser é único e não ligue pra esse tipo de comparações e lembre-se ele não é um troféu. O livro inteligência emocional pode te ajudar, não adianta ter filhos inteligentes e bem dotados se eles não sabem se comportar emocionalmente com as adversidades da vida. Os livros do Içami Tiba,"quem ama educa" e "Disciplina: limite na medida certa" eu indico. Dar limites é muito importante, por mais doloroso que seja, ele tem que saber o que é certo e o que é errado e principalmente o porquê do certo e do errado, mais tarde ele próprio terá que fazer a escolha pra aprender a arcar com as responsabilidades e mais tarde ainda ele te surpreenderá com uma terceira opção e jogando pra baixo toda a sua vã filosofia de certo e errado, bom e mau. O amor incondicional de ser mãe te guiará para o melhor caminho. Como dizem; "ser mãe é sofrer no paraíso" Boa jornada.

Nenhum comentário: