terça-feira, 5 de outubro de 2010

Ciúmes


Ciúme: é "a reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade”. Provoca o temor da perda. E ele esta intimamente relacionado à inveja. A diferença é que a inveja não envolve o sentimento de perda presente no ciúme. Mas ambas são um misto de desconforto e raiva e atormentam aquele que cobiça algo que outra pessoa tem. Quanto mais baixa for à auto-estima, mais propensa está a pessoa de sofrer com um dos dois sentimentos.
Considero meu ciúme moderado e ocasional, ajuda a ficar atenta e perceber que tenho de conquistar todos os dias a pessoa que amo, potencializando minhas emoções, sinto que o amor fica mais forte e o sexo mais apaixonado.
Não cobiçarás a mulher do teu próximo, ou, no meu caso, não cobiçarás homem casado. Sempre fui uma mulher tranquila para o ciúme. Vejo que a mulher que cobiça homem casado ela primeiro sente a inveja da forma de vida em que leva a esposa. Estabilidade financeira, a qualidade de vida ou mesmo presenciar os carinhos que o “marido” da em sua esposa. Daí vem o sentimento “Nossa! Como eles são felizes!”, depois é que surge o desejo sexual de possuir o “marido”.
Li outro dia em uma revista, “se sua amiga for bonita certamente seu amado sentirá vontade de transar com ela”. Concordo plenamente, o homem é um ser descontrolável de suas emoções, sente atraído e começa e pensar em muitas razões possíveis para cometer o famoso adultério. Dizem que mulheres precisam de um motivo, homems não, só o fato de ser mulher já é o suficiente. Ainda mais se leva uma boa e infalível cantada, daquelas que eles sacam na hora como: “Sonhei que estava transando com você esta noite”, “Sua esposa é uma mulher de sorte, casada com você”, ou “Você tem cara daqueles que faz a mulher subir pelas paredes”.
Algumas mulheres solteiras, com baixa auto-estima e sem amor próprio apelam com esse tipo de repertório para cobiçar e flertar, mas vejo que mesmo acontecendo, ou se acontecer, o desejo é passageiro. Umas tem sorte, mas isso só acontece quando o relacionamento do casal já não anda muito bem. Então, as “atraídas” somente estão no lugar certo e na hora certa.
Meus questionamentos, sobre sentimentos de insegurança em um relacionamento, é que amamos e queremos ser amadas e a partir do instante em que não existir mais esta troca o relacionamento não terá sentido.
Devemos, nós mulheres casadas, nunca deixar a “peteca cair”, estarmos sempre vivas para o sexo, não deixar cair na rotina, sempre inovar, cuidar do corpo e da saúde, usar a abusar de uma deliciosa vida a dois, dividir os períodos em ser mãe e ser mulher. Nunca ser o problema dele e sim a solução. Ter autoconfiança que, certamente o ciúme se tornará “água com açúcar”.

Nenhum comentário: