quinta-feira, 10 de março de 2011

Passos para começar a ler


É sempre bom começar a ler do início ao fim.  Se você não lê um romance dessa forma, não será muito satisfatório, já que um princípio básico da ficção é manter o leitor em suspense. Ainda leremos muito: livros, manuais, histórias, estudos acadêmicos, e assim por diante. O objetivo da leitura é sempre o conhecimento.  
Aqui estão algumas estratégias que ajuda a fazer isso de forma eficaz.
1) ler o livro inteiro.

É muito mais importante ter uma compreensão geral para entender cada detalhe. Você provavelmente não lembrara detalhadamente depois que ler, não importa quão cuidadosamente você lê, lembrara de forma resumida os detalhes.

2) decidir quanto tempo você vai gastar.

Se você souber de antemão que você tem apenas seis horas para ler ou uma semana, vai ser mais fácil entrar no ritmo. Lembre-se, você vai ler o livro inteiro.

Não há nada errado com a fixação de um limite de tempo para si mesmo. Na verdade, estabelecendo prazos e mantendo a eles (ao realizar seus objetivos) é uma das habilidades mais importantes que você pode aprender.

Uma pessoa que já tem estas habilidades tem capacidade de ler um livro de 300 páginas em seis a oito horas.  Naturalmente, quanto mais tempo você gasta, mais você vai aprender e melhor você entendera o livro. Mas seu tempo é limitado. Quanto mais você lida diretamente com seus limites, o melhor para você.

3) ter uma estratégia.

Antes de começar, descobrir por que você está lendo este livro em particular, e como você está indo para lê-lo. Se você não tem motivos – a leitura não vai lhe agradar.

Assim que você começar a ler, começa a tentar descobrir quatro coisas:

Quem é o autor?

Quais são os argumentos do livro?

Qual é a evidência que suporta esses?

Quais são as conclusões do livro?

Duas boas maneiras de pensar sobre isso são:

a) Imagine que você está lendo para rever o livro para uma revista.

b) Imagine que você está terá uma conversa ou um debate formal, com o autor.

4) Leia atentamente.

Um ambiente tranqüilo irá proporcionar uma boa leitura.

5) Lista de peças com maior conteúdo de informações primeiro.

Os livros de não-ficção, normalmente têm uma "ampulheta" estrutura. Mais informações em geral (resumos, conclusões, etc) é apresentado no começo e no fim de:

_o livro como um (conclusão introdução), todo
_capítulo
_seção de um capítulo


Conteúdo foi extraído da Internet

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei destas, dicas, e elas realmente funcionam. *-*