quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Não se vingue das feridas que os outros causaram em você ou naqueles que você ama.




“Vingança é um jogo em que os jogadores morrem, mas o jogo nunca termina”.

Por vezes temos algumas “feridas” causadas por alguém. Percebo que quando isso acontece é por que falhamos, não compreendemos o caráter ou não notamos que as flores a nós presenteadas vieram com espinhos, fechamos os olhos, agimos de maneira sem pensar nas conseqüências, pois no momento que foi presente achamos estarmos certos do que estávamos fazendo.
Nos relacionamos com pessoas que tiveram uma criação totalmente diferente dos nossos princípios e muitas vezes, por diferenças de interesses somos roubados no meio do caminho, a principio achamos uma surpresa, mas, depois se notarmos veremos que foram deixados vários avisos de que poderíamos ser prejudicados por este ou aquele. Cometemos erros quase que todos os dias, mas levemos em conta que aprendemos com eles também. A mágoa não apaga o que aconteceu e a vingança por menor que seja, não traz felicidade nem a nós que estamos feridos nem a aqueles que amamos que ferido foi.

Se alguém faz alguma coisa ruim para nós ou para alguém que amamos, a reação muitas vezes é única, se vingar e prejudicá-lo ainda mais. Mas a vida ensina-nos a desenvolver atitudes de perdão e não à vingança, e sim ignorar e esquecer o mal dos outros. O perdão age como suave bálsamo para o coração que esta em chamas e o faz imediatamente sentir leve e livre. Não importa se a outra pessoa merece ou não, mas ao menos nos sentir e merecer a liberdade em nossa mente. O peso do ódio e da maledicência que carregamos em nosso interior por não perdoar alguém nos prejudica muito mais que a pessoa que nos prejudicou. Perdoar significa esquecer completamente e eliminar o assunto para sempre. Se dissermos que podemos perdoar, mas, não esquecer, isto significa que não perdoamos e simplesmente acabamos omitindo uma questão sob nossa mente consciente.

“Quem se dá ao desacato demonstra a sua essência”.
“Nenhuma pessoa pode escapar de qualquer ato de maldade feito por ele, mesmo que a má ação tenha acontecido nas profundezas do oceano ou acima dos céus.”


E como minha mãe sempre diz: “Não precisamos sujar as mãos, porque aqui se faz, aqui se paga e ferir-me não conseguirás mais”.

Um comentário:

Anônimo disse...

oi Paty, vc comentou no meu blog. vim direto pro seu e gostei muito do que eu vi. realmente a vingança é terrível, uma violência. Temos é que coonservar nossa paciência. Vingança é um prato que se come cru, como eu li em algum filme que agora eu não me lembro. kkkkkk. bom, beijão. e to seguindo seu blog. tchau