terça-feira, 11 de janeiro de 2011

SER JOVEM


“ Ser jovem é não perder o encanto e o susto de qualquer espera. É, sobretudo, não ficar fixado nos padrões da própria formação.
Ser jovem é ter Abertura para o novo na mesma medida do respeito ao imutável. É acreditar um pouco na imortalidade da vida, é querer a festa, o jogo, a brincadeira, a Lua, o impossível, o distante. Ser jovem é ser Bêbado de infinitos que terminam logo ali. É só pensar na morte de vez em quando. É não saber de nada e poder tudo.
Ser jovem é ainda Acordar, pelo menos de vez em quando, assobiando uma canção, antes mesmo de escovar os dentes. Ser jovem é não dar bola para o síndico mas reconhecer que ele está na sua. É achar graça do riso, ter pena dos tristes e ficar ao lado das crianças.
Ser jovem é estar sempre aprendendo inglês, é gostar de cor, xarope, gengibre e pastel de padaria. Ser jovem é Não ter azia , é gostar de dormir e crer na mudança; é meter o dedo no bolo e lamber o glacê. É cantar fora do tom, mastigar depressa e engolir devagar a fala do avô. É gostar da barca da Cantareira, carro velho e roupa sem amargura. É bater papo com a baiana, curtir o Ônibus e detestar meia marrom.
Ser jovem é beber curvas, ter estranhas, súbitas e inexplicáveis atrações. É temer o testemunho, detestar os solenes, duvidar das palavras. Ser jovem é não acreditar no que está pensando exceto se o pensamento permanecer depois. É saber sorrir e alimentar secreta simpatia pelos crentes que cantam na praça em semicírculo, Bíblia na mão, sonho no coração. É gostar de ler e tentar silêncios quase impossíveis. É acreditar no dia novo como obra de Deus. É ser metafísica sem ter metafísica. É curtir trem, alface fresquinha, cheiro de hortelã. É gostar até de talco.
Ser jovem é ter ódio de cachimbo, de bala jujuba, de manipulação, de ser usado. Ser jovem é ser capaz de compreender a tia, de entender o reclamo da empregada e apoiar seu atraso. Ser jovem é continuar gostando de deitar na grama. É gostar de beijo, de pele, de olho. Ser jovem é não perder o hábito de se encabular. É ir para ser apresentado ( já conhece fulano) morrendo de medo. Ser jovem é permanecer descobrindo. É querer ir a lua ou conhecer as Finlândias, Escócias e praias adivinhadas. É sentir cheiro de férias, cheiro de mãe chegando em casa em dia de chuva, cheiro de festa, aipim, camisa novaou toalha lá do clube.
Ser jovem é andar confiante como quem salta, se possível, de mãos dadas com o ar. É ter coragem de nascer a cada dia e embrulhar as fossas no celofane do não faz mal. É acreditar em frases, pessoas, mitos, forças, sons, é crer no que não vale a pena mas ai da vida se não fosse isso. É descobrir um belo que não conta. É recear as revelações e ir para casa com gosto do seu silêncio amargo ou agridoce. Ser jovem é ter a capacidade do perdão e andar com os olhos cheios de capim cheiroso. É ter tédios passageiros, é amar a vida, é ter uma palavra de compreensão. Ser jovem é lembrar pouco da infância por não precisar fazê-lo para suportar a vida. Ser jovem é ser capaz de anestesias salvadoras. Ser jovem é misturar tudo isso com a idade que se tenha , trinta, quarenta, cinqüenta, sessenta, setenta ou dezenove. É sempre abrir a porta com emoção. É esperar dos outros o que ainda não desistiu de querer. Ser jovem é viver em estado de fundo musical, de superprodução da Metro. É abraçar esquinas, mundos, espaços, luzes, flores, livros, discos, cachorros e a menininha com um profundo, aberto e incomensurável abraço feito de festa, cocada preta, dentes brancos e dedos tímidos, todos prontos para os desencontros da vida. Com uma profunda e permanente vontade de SER. ”

TEXTO DE:(Arthur da Távola)

 
Mantenha-se jovem:
Youth is not a time of life, it is a state of mind.
A juventude não é um tempo de vida, é um estado de espírito.
It is a temper of the will, a quality of the imagination, a vigor of the emotions, a predominance of courage over timidity, of the appetite for adventure over the love of ease.
É um gênio da vontade, uma qualidade da imaginação, no vigor das emoções, a predominância da coragem sobre a timidez, do apetite para a aventura sobre o amor de vontade.
Nobody grows old by merely living a number of years.
Ninguém envelhece apenas por viver um número de anos.
People grow old by deserting their ideals.
As pessoas envelhecem, por ter abandonado seus ideais.
Years wrinkle the skin, but to give up enthusiasm wrinkles the soul.
Anos enrugam a pele, mas para dar o entusiasmo rugas na alma.
Worry, doubt, self-distrust, fear and despair, these are the long, long years that bow the head and turn the growing spirit back to dust.
Preocupação, dúvida, desconfiança, medo e desespero, estes são os longos anos que a curva da cabeça e virar o crescente espírito de volta ao pó.
Whether seventy or seventeen there is in every beings heart the love of wonder, the sweet amazement of the stars and the starlight things and thoughts, the undaunted challenge of events and the childlike appetite for what's next, and the joy and the game of life.
Quer setenta ou dezessete existe em cada coração seres o amor de admiração, o espanto doce das estrelas e as coisas a luz das estrelas e os pensamentos, o desafio destemido dos eventos e do apetite de uma criança para o próximo, a alegria eo jogo da vida.
You are as young as your faith, as old as your doubt, as young as your self-confidence, as old as your fear.
Você é tão jovem quanto sua fé, tão velha quanto a sua dúvida, tão jovem quanto sua autoconfiança, tão velho quanto seu medo.
So long as your heart receives messages of beauty, cheer, courage, grandeur and power from the earth, from man, and from the infinite, so long you are young.
Enquanto seu coração recebe mensagens de beleza, alegria, coragem, grandeza e poder da terra, do homem e do infinito, desde que você é jovem.

Texto traduzido



General Douglas MacArthur, "Stay Young"de tua alma de velho

Nenhum comentário: