quarta-feira, 16 de maio de 2012

Antes de Dormir - S.J. WATSON

Sinopse - Antes de Dormir - S. J. Watson
Todas as manhãs, Christine acorda sem saber onde está. Suas memórias desaparecem todas as vezes que ela dorme. Seu marido, Ben, é um estranho. Todos os dias ele tem de recontar a vida deles e o misterioso acidente que tornou Christine uma amnésica. Encorajada por um médico, ela começa a escrever um diário para ajudá-la a reconstruir suas lembranças e seu passado. Certa manhã, ela abre o diário e percebe que escreveu quatro palavras inesperadas e assustadoras: “Não confie no Bem.” Então, ela passa a suspeitar de tudo o que o marido lhe contou. Que acidente a fez ficar assim? Em quem ela pode confiar? Por que Bem mente o tempo todo pra ela?
No centro desta trama surpreendente paira uma pergunta aterrorizante: como alguém pode viver se não consegue acreditar em si mesmo? Mantendo o ritmo de suspense do início ao fim, Antes de Dormir é um inteligente e instigante romance sobre memória e identidade. E no quanto podemos confiar em quem está perto de nós.
____________________________________________________________________

Antes de Dormir dá ao leitor uma idéia de como seria se não tivéssemos memória e o quanto é difícil tentar juntar um quebra-cabeça sozinho em menos de 24hs. Com a ajuda de um diário e um médico para lembra–lá de quem ela realmente é a trama vai ficando mais interessante a cada virar de página. O autor nos confunde um pouco deixando o suspense no ar, temos realmente duvida de Bem, por que ele estaria mentindo? Duvida até do médico que a ajuda misteriosamente e sem que Bem (marido) saiba. Mas como mentira tem perna curta mesmo uma mulher sofrendo de amnésia todos os dias quando acorda percebe que existe alguma coisa que não condiz com o que ela realmente viveu. É emocionante, o seu desespero a cada vez que ela encontra o diário e começa a reler sua história, medo quando ela se olha no espelho e vê que ela é uma mulher 20 anos mais velha, que se passaram 20 anos e ela não viveu absolutamente nada, o desespero quando ela descobre que teve um filho e não se recorda de nada e o medo aterrorizante e sem sentido que ela tem todas as vezes que o marido retorna pra casa depois do trabalho.   
A cada página você quer ler à outra e a outra por que o livro te prende à trama, você quer saber desesperadamente o que realmente aconteceu com Christine. Para se ter uma idéia um livro é de quase 400 páginas, quando terminei havia se passado apenas três dias. Extraordinário, e assim que tiver em filme quero assistir imediatamente. Paty Magu

Nenhum comentário: