sábado, 14 de abril de 2012

The Diary of ANNE FRANK


O Diário de Anne Frank foi publicado pelo seu pai Otto Frank com a ajuda da escritora Mirjam Pressler, após o fim da segunda guerra mundial e com o diário de sua filha em mãos ele se dedicou a divulgar a obra de Anne. Anne Frank é uma adolescente como qualquer outra se não fosse por está vivendo em 1942 no auge da segunda guerra, com apenas 13 anos e ver sua vida mudar totalmente. No diário de Anne é mostrado a segunda guerra por alguém que realmente passou por ela numa linguagem simples e fácil de compreender. Anne e sua família após ficarem sabendo das ameaças contra os judeus e que poderiam ser expulsos do país. Ela e a família vão se esconder num porão do escritório onde seu pai havia trabalhado e logo assim ele conseguiu refúgio contra os perseguidores da guerra.  Anne em seu diário escreveu tudo o que acontecia com eles, as brigas com sua mãe por quem não tinha uma grande admiração, sempre ela deixou bem claro que ela gostava mesmo era de seu pai um homem carinhoso e gentil. Foram anos dificeis eles ficaram num espaço pequeno, sem conforto, ou mesmo sem liberdade, viviam no anexo 8 pessoas, pois depois de Van Daan veio mais um integrante.
Ficaram sem o sol, com uma comida regrada, Anne mostra o sofrimento que tudo isso causa, ela conta em algumas linhas o abrochar de sua vida sexual, onde ela passa a ser moça, as mudanças de sentimentos por Peter que apesar de ela não gostar no começo dele e aprenderá a ter uma companhia maravilhosa lá no anexo. Os amigos de seu pai sempre que podem os ajudam mesmo com a presença, pois eles perdem o contato com tudo e com todos, eles foram para lá em junho de 1942 e ficaram até 4 de agosto de 1944 quando as tropas alemãs invadiram e prenderam as 8 pessoas, somente seu pai Otto sobreviveu, Anne como os demais foram mandados para campos de concentração, Anne morreu provavelmente após uma grande epidemia de gripe, e com a ajuda por ela está fraca, foi mais fácil pra ela morrer.
Anne, que morreu aos 15 anos no campo de concentração de Bergen-Belsen, tornou-se um ícone do Holocausto no pós-guerra com a publicação do diário.

 
O conjunto de relatos, que recebeu o nome de Diário de Anne Frank, foi publicado pela primeira vez em 1947 e é considerado um dos livros mais importantes do século XX. Seguido pelo filme de 1959 The Diary of Anne Frank, que foi um sucesso crítico e comercial.
É difícil nos imaginar numa situação dessa, como Anne foi forte, ela era uma garota que foi privada da melhor coisa: a liberdade. Seus conflitos familiares eram grandes principalmente com sua mãe. Reclamamos por tão pouco, temos tudo e mesmo assim somos egoístas e insatisfeitos com tudo, seria melhor agradecer do que reclamar.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Achou interessante o filme? Eu adorei. Estou lendo o livro e ainda no comecinho. Ontem, quando estava mudando de canal, passava o filme e parei tudo para assistir por uma súbida curiosidade que me ocorreu. Adorei o filme, é inestimável o que este povo sofreu e como sofreu nas mãos de um Lider lunático. Pena que agora, como eu já conheci toda a História, perde um pouco a graça de continuar a ler o livro. Vamos ver ser continuo então.
E por falar em lunático que é o que eu acho que foi o Sr. Adolf Hitler anexo aqui um breve resumo da vida deste demente que foi o Lider do Nazismo onde conseguiu exterminar milhares de pessoas por causa da sua ideologia anti-semitas. 

 

Adolf Hitler
Adolf Hitler (1889-1945), foi o líder do Partido Nazista (nazismo é a ideologia praticada pelo Partido Nazista da Alemanha, formulada por Adolf Hitler, e adotada pelo governo da Alemanha de 1933 a 1945). Hitler se tornou chanceler e, posteriormente, ditador alemão.
Em suas teses racistas e anti-semitas, assim como os seus objetivos para a Alemanha, documentos apresentados indicam que, no período em que Adolf Hitler esteve no poder, grupos minoritários considerados indesejados - tais como Testemunhas de Jeová, eslavos, poloneses, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, e judeus - foram perseguidos no que se tornou conhecido como Holocausto (A palavra Holocausto quer dizer cremação dos corpos).
Com dezenove anos de idade Hitler torna-se órfão e em breve parti para Viena. Em Viena, o anti-semitismo (Antissemitismo é o preconceito ou hostilidade contra judeus baseada em ódio contra seu histórico étnico, cultural ou religioso), tinha-se desenvolvido das suas origens religiosas numa doutrina política, promovida por algumas pessoas como por políticos cujos panfletos foram lidos por Hitler. Deles, Hitler adquiriu a crença na superioridade da "Raça Ariana"(Raça Ariana povos europeus de etnia branca-caucasiana) que formava a base das suas visões políticas e na inimizade natural dos judeus em relação aos "arianos", responsabilizando-os pelos problemas económicos alemães.
Quando a Alemanha entrou na Primeira Guerra Mundial Hitler alistou-se imediatamente no exército bávaro e desenvolveu um patriotismo alemão apaixonado. Posteriormente, após a Primeira Guerra Mundial, para Hitler, que tinha vivido os horrores da guerra, a questão da culpa era essencial. Já influenciado pela ideologia anti-semita, acreditava avidamente na responsabilidade dos judeus.
Em 1919, Hitler, devido à sua inteligência e dotes oratórios, foi nomeado líder e elemento de ligação do "comando de esclarecimento" com o objetivo de influenciar outros soldados com as mesmas ideias. Em breve se tornaria líder do partido. O partido adotou a suástica (supostamente um símbolo do "Arianismo").
Partido Nazista era nesta altura constituído por um pequeno número de extremistas de Munique. Mas Hitler, em breve, descobriu que tinha dois talentos: o da oratória pública e o de inspirar lealdade pessoal. A sua oratória, atacando os judeus, os socialistas e os liberais, os capitalistas e os comunistas, começou a atrair simpatizantes. Em 1923 na tentativa do partido tomar as rédeas do governo bávaro para, em seguida, tentar abocanhar o poder em todo o país, Hitler e seu partido numa malfadada tentativa de golpe contra o governo da região alemã da Baviera acabou sendo condenado por 5 anos de prisão, mas por ser anistiado passou pouco mais de 6 meses. E em seu julgamento, como uma oportunidade de espalhar a sua mensagem por toda a Alemanha, promoveu o Livro chamado “Mein Kampf”. Ditado por suas ideologias sobre política e raça. E, pouco tempo depois, o segundo volume.  Na sua escrita, Hitler anunciou sua aversão contra aquilo que ele via como os dois males gêmeos do mundo: comunismo e judaísmo, e declarou que o seu objetivo era erradicar ambos da face da terra. Ele anunciou que a Alemanha necessitava obter novo terreno que iria nutrir apropriadamente o "destino histórico" do povo alemão.
Uma vez que Hitler culpava o presente governo parlamentar por muitos dos males pelos quais ele se encolerizava, ele anunciou que iria destruir completamente esse tipo de governo. É em Mein Kampf que se pode descobrir a verdadeira natureza do caráter de Hitler. Ele divide os humanos com base em atributos físicos e psicológicos. Hitler afirma que os "arianos" estavam no topo da hierarquia, e confere o fundo da pirâmide aos judeus, polacos, russos, checos e ciganos. Segundo ele, aqueles povos se beneficiam pela aprendizagem com os superiores arianos. Hitler também afirma que os judeus estão a conspirar para evitar que a raça ariana se imponha ao mundo como é seu direito, ao diluir a sua pureza racial e cultural e ao convencer os arianos a acreditar na igualdade em vez da superioridade e inferioridade. Ele descreve a luta pela dominação do mundo como uma batalha racial, cultural e política em curso entre arianos e judeus. A suposta luta pela dominação mundial entre estas duas etnias foi aceita pela população quando Hitler chegou ao poder.
As eleições foram uma vitória para o partido Nazista, que de repente se levantou da obscuridade. Numa série de decretos que se seguiram pouco depois, outros partidos foram suprimidos e toda a oposição foi proibida. Em poucos meses, Hitler tinha adquirido o controle autoritário do país e enterrou definitivamente os últimos vestígios de democracia.
Um elemento vital do apelo de Hitler era o sentimento de orgulho nacional. Historiadores afirmam que uma propaganda demagógica, que explorava habilmente essas frustrações e o sentimento anti-semita generalizado da sociedade alemã da época, apresentando os judeus como bode expiatório dos problemas sociais, permitiu aos nazistas implantarem-se na classe média e entre os operários, ao mesmo tempo em que o abandono do programa social inicial lhes trazia o apoio da classe dirigente e dos meios industriais.
Com a sua oratória e com todos os meios de comunicação alemães sob o controle do seu chefe de propaganda, ele conseguiu convencer a maioria dos alemães de que ele era o salvador. E para todos aqueles que não ficaram convencidos, a Polícia secreta do Estado tinham mãos livres, e milhares desapareceram em campos de concentração.
A partir de 1941, os judeus foram obrigados a usar a estrela amarela em público, para serem facilmente reconhecidos e considerados "inferiores". Entre novembro de 1938 e setembro de 1939, mais de 180.000 judeus fugiram da Alemanha; os Nazis confiscaram toda a propriedade que ficara para trás.
Hitler conheceria uma série quase inabalada de sucessos militares. Mas a partir de 1943, no entanto, a queda alemã tornou-se inexorável e o diversos atentados contra Hitler revelou a força da oposição interna. Nessa época a saúde de Hitler estava muito debilitada, possuía problemas cardíacos, era hipocondríaco, sofria de insônia, sofria também de mal de de Parkinson e estava envelhecendo precocemente. Após uma última derrota Hitler refugiou-se em um esconderijo na cidade de Berlim, onde mais tarde cometeria suicídio em 30 de abril de 1945.





E dizer que tenho descendência Alemã....

Nenhum comentário: