sábado, 12 de fevereiro de 2011

Salmão ao Forno

Estou na Estação da Culinária, ando inspiradíssima em preparar pratos saborosos e de “encher” os olhos. Novidades é sempre bom e se tem uma coisa que gosto de fazer é experimentar, sempre arrisco em experimentar, ainda mais quando se trata de sabores gastronômicos. Hoje preparei este delicioso Salmão ao Forno e servi com Arroz com raspas da casca da laranja ficou ótima a combinação.
            Comprei o Salmão, e infelizmente por morar no interior é impossível comprar peixes ou frutos do mar fresquinhos. Mas, o congelado também deu certo. Descongelei e ainda sem saber como prepará-lo vim para meu adorado computador e pesquisei rapidamente na Net.
Encontrei Nesta Página:
A receita de Salmão ao forno, e assim veio à vontade de preparar um pouquinho diferente. Fiz uma massa com trigo, margarina e bastante tempero da marca ZAZOM, utilizei 4 saches do Tempero para Peixes e frutos do mar o qual deixou com esta coloração alaranjada, cobri todo o salmão e finalizei com muita cebolas e alcaparras, lacrei com papel alumínio e levei ao forno por quase 1 hora.
            O Salmão não foi temperado e pega o sabor por causa da manteiga, que esta na massa, ela derrete e junto com ela vai o tempero para o Salmão. Ficou muito saboroso.
            Como queria fazer um arroz diferente hoje achei também na Net esta deliciosa receita que vale a pena, ficou ótimo e realmente perfumado.



Receitas de Arroz perfumado


Arroz Perfumado

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de arroz branco
  • 4 xícaras (chá) de água
  • 1 dente de alho descascado
  • 1 colher (sopa) de raspas de laranja
  • sal

Modo de Preparo:

  • Numa panela média, coloque a água e leve ao fogo alto.
  • Num escorredor ou numa peneira, coloque o arroz e lave sob água corrente até parar de escorrer a água branca.
  • Quando a água da panela ferver, diminua o fogo e acrescente o arroz lavado, o dente de alho inteiro, as raspas de laranja e tempere com sal. Deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos até secar. Retire do fogo e sirva.
  • Obs: Evite raspar a parte branca da laranja para não azedar a receita.
Pronto! Agora, basta saborear estas delícias.


O salmão é um grande peixe. Peculiar aos mares e rios europeus, é muito procurado pela sua apreciadíssima carne rosada, muito saborosa, e criado em aquacultura, especialmente a espécie Salmo salar.
O salmão do Oceano Atlântico volta do mar à água doce para se reproduzir, quase sempre ao mesmo rio em que nasceu. À medida que se aproxima a época da procriação, a cabeça do macho muda de forma, alongando e curvando a mandíbula inferior em forma de gancho e a carne ganha uma coloração esbranquiçada. Enquanto o salmão do Oceano Pacífico morre após a reprodução, o do Atlântico se reproduz mais de uma vez.
A cor vermelha do salmão é devido a um pigmento chamado astaxantina. O salmão é basicamente um peixe branco. O pigmento vermelho é feito através das algas e dos organismos unicelulares, que são ingeridos pelos camarões do mar; o pigmento é armazenado no músculo do camarão ou na casca. Quando os camarões são comidos pelo salmão, estes também acumulam o pigmento nos seus tecidos adiposos. Como a dieta do salmão é muito variada, o salmão natural toma uma enorme variedade de cores, desde branco ou um cor-de-rosa suave a um vermelho vivo.
Permanece na água doce nos dois ou três primeiros anos de vida antes de ir para o mar. Suporta temperaturas baixas em água doce ou salgada. O salmão adulto é alimento de focas, ursos, tubarões, baleias e seres humanos.

Nenhum comentário: